O self service da informação
O jornalismo televisivo transmitido por meio on line é muito mais prático do que pelas vias normais. A qualidade ainda não é a mesma atingida pela transmissão convencional, mas é mais eficiente, pois a opção de escolha é muito mais confortável ao internauta do que ao telespectador. Enquanto o telespectador precisa se conformar com a grade de programação, com a sequência das notícias, muitas vezes esperando até o último bloco do jornal para assistir às notícias de esporte , por exemplo, pela internet não, ele vai direto ao que lhe interessa, podendo também interagir com o que lhe é apresentado. Por exemplo, no Jornal Hoje do dia 27 de maio aconteceu uma entrevista, sobre comportamento do adolescente. Depois do programa, o profissional entrevistado bateu um longo papo com os internautas, ouvindo os problemas particulares de muitos adolescentes que tinham dúvidas sobre algo dito no programa, ou mesmo não dito.
É importante observar que a transmissão ainda é feita nos moldes da televisão convencional, mas, já com alguns avanços permitidos pela internet. Os costumes das pessoas também sofrerão mudanças. Desde o início da televisão adquiriu-se o hábito de, em determinados horários, as famílias se reunirem em torno de um aparelho de tv. Hábito este que vem mudando ao longo dos anos, em função da grande variedade de emissoras e da maior facilidade de se ter em cada casa mais de um aparelho. Com a internet os jornais serão vistos de forma cada vez mais individualizada, de forma que cada pessoa possa servir-se do assunto que mais interessá-la. É claro que tudo tem seu preço existem sites como o do Jornal Nacional, cuja notícias são de acesso exclusivo para assinantes.
Mesmo com a chegada da banda larga ainda existem alguns problemas com a imagem, mas a realidade está mudando a cada dia, percebe-se que já não há tanto desencontro entre a imagem e a voz do apresentador, já se está aproveitando o meio de forma mais ampla, dando a oportunidade de interação de quem está do outro lado da tela e quer algo mais da notícia. As notícias podem chegar por meio de videofone, tornando o jornalista muito mais próximo do fato para poder repassá-lo ao público. Pode-se escolher ainda entre o video e o texto, ou aptar pelos dois. Não muda apenas o meio, o formato dos jornais também terão que se adptar a uma mídia que oferece todas as opções possíveis ao público, onde ele pode se servir da maneira que mais lhe agradar. O público muda o comportamento no sentido de fazer suas escolhas e buscar apenas aquilo que lhe interessa.
Os jornais feitos exclusivamente para internet são mais descontraídos, os apresentadores lidam mais com os improvisos, e assim acontecem momentos como o que consolidou a apresentadora Lilian Wite Fibe como a mais espontânea apresentadora de jornais. Para quem não sabe, ela teve uma crise de risos no momento em que apresentava uma notícia, por se surpreender com o desfecho do acontecimento que transmitia ao público. accedil;ões como a da apresentadora, podem ser uma marca no jornalismo pela internet, em função da rapidez exigida no jornalismo online.

0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial