28.5.03

Surge um novo rádio pela internet



O rádio é um veículo de natureza interativa, onde o ouvinte, de um modo geral, participa ativamente da construção dos programas. Ele é também um veículo cuja propagação é imediata, estando sempre presente nos acontecimentos com maior rapidez que a televisão. O veículo ainda pode permitir uma possibilidade de transmissão infinitamente maior do que pelos meios de transmissão convencionais.

Hoje em dia, muitas rádios já existentes estão colocando sua transmissão pela internet, possibilitando que ouvintes possam acessá-la de qualquer parte do planeta. Assim os fiéis ouvintes, quando estiverem viajando podem acessar sua programação costumeira de onde estiver. Dessa forma, o rádio deixa o seu perfil local para ter que atender a um público que não está apenas interessado naquilo que aconteceu na esquina de sua casa.

Por outro lado, acaba a limitação das concessões, pois, na internet, qualquer pessoa que domine as técnicas de rádio mais um pouco de publicação pela internet pode ter sua própria rádio. Assim, como já é uma tendência do próprio rádio as emissoras vão ter um público alvo cada vez mais segmentado. É preciso no entanto tomar cuidado com a qualidade do que se vai encontrar.

Pode-se enviar uma notícia pelo rádio de forma mais hábil do que quando se precisa de imagens. Por meio de um aparelho de telefone celular é possível dar uma notícia no momento em que ela está ocorrendo. Os fatos vão se colocando à frente do jornalista e ele pode narrar ao ouvinte deixando-o a par dos acontecimentos de forma muito mais rápida do que outros meios com um custo muito baixo de transmissão.

Por parte do público, a comunicação em rádio também flui com mais eficiência. Ele pode se comunicar sem ter que esperar os telefones desocupar, pode tornar a ouvir seus comentários preferidos da programação, como, por exemplo, a crônica do Eduardo Lima na Itatiaia . Ainda pode ouvir as notícias mais importantes novamente, retornando quantas vezes quiser. Com a internet acaba-se o problema do entendimento do texto no rádio, quando o ouvinte teria que ter o máximo de atenção porque o único sentido que o mantinha ligado naquilo que era dito era a audição. Caso se distraísse por um segundo poderia perder uma palavra essencial para a compreensão da notícia.

Com a internet tudo fica mais fácil, quando o ouvinte é quem estabelece aquilo que gostaria de ouvir, podendo interromper e voltar quando quiser, sem nenhum ruído na comunicação. É um dos maiores avanços para o veículo prender a atenção do ouvinte, mantendo-o conectado e podendo também interagir com ele. Agora, quem não tem como ouvir seu programa favorito num determinado horário, pode ouvi-lo mais tarde, pular as partes menos interessantes, para ir direto no ponto onde lhe interessa, sem perder tempo. Depois de tudo isso, fica difícil retroceder e pensar na antiga concepção de rádio.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial